Fala, candidato! Quais são as suas propostas para o Nicéia?

Ana Carolina Montoro
Daniele Fernandes
Daniela Olímpio
Gabriela de Carvalho
Giovana Murça
Giovanna Castro
Guilherme Sette

Fizemos um Fala, morador diferente. Dessa vez, todos os candidatos à prefeitura de Bauru foram entrevistados pelo Voz do Nicéia e adiantaram o que fariam pelo bairro se fossem eleitos.Blog 2.jpg

Ainda não sabe em quem vai votar? Confira as propostas de cada possível prefeito de Bauru!

Clodoaldo Gazzetta – PSD (55)
gazzetta 2 editada.jpg

 Gazzetta quer descentralizar a prefeitura, criando subprefeituras. Ele pretende, com isso, que seu possível governo tenha um olhar mais específico para as questões micro da cidade, como os buracos e o ônibus que não entram nos bairros. Mensalmente, os problemas de cada região seriam discutidos pelo subprefeito com a população. O candidato explica que, dessa forma, “as pessoas vão participar da gestão da prefeitura e cobrar as ações na sua região”. O candidato propõe que na regularização do bairro “todos recebam o título de propriedade de forma gratuita”. Sobre o asfalto, Gazzetta garante que o bairro será asfaltado pelo PAC Asfalto ou com recursos obtidos por meio de emendas parlamentares. Em relação ao DAE, Gazzetta afirma que terá recursos para o tratamento de água, extensão da rede de esgoto e conserto das tubulações antigas. Para as questões de iluminação pública e coleta e tratamento de lixo, Gazzetta planeja parcerias com empresas privadas.
Foto: Giovana Murça

 

Henrique Almirates – PRB (10) 

Uma das prioridades do cmaxresdefault editada 2.jpgandidato é a saúde dos moradores. Em suas primeiras ações, pretende instalar uma Unidade Básica de Saúde próxima ao bairro. Já em relação ao tratamento do lixo, Almirates garantiu colocar caçambas onde a coleta é deficitária para evitar lixo espalhado nas ruas. Ele também promete pôr em prática políticas educacionais na rede pública que ensinem as crianças a separar o lixo e a fazer compostagem. Sobre o asfalto, Almirates diz que irá fazer o calçamento das ruas, mas afirma ser antes necessário uma infraestrutura básica, substituindo a rede antiga de distribuição de água. O candidato propõe criar uma Secretaria de Habitação que entenda de regularização fundiária para ajudar na legalização do bairro. Ele aponta problemas como falta de iluminação e esgoto como prioridades. Almirates projeta a criação de alguns ônibus pequenos para o transporte ficar mais rápido e salientou a construção de uma creche na zona leste que atenderá os moradores.
Foto: TV Unesp

Maria Flor – PSOL (50)Maria Flor 2 editada 2.jpg

Em relação à legalização do bairro, a candidata enfatiza que a região precisa ser vista aos olhos do poder público como parte da cidade, sem ser negligenciada nas ações de melhorias de infraestrutura. Ela explica: “a minha proposta é o fortalecer totalmente as pessoas que estão ocupando o bairro, e não os supostos proprietários”. Apesar disso, não explicou os mecanismos que serão usados para uma futura regularização. Ela afirma também que, não sendo comprovados motivos técnicos para o ônibus não entrar no bairro, a situação deve ser revertida, pois a EMDURB é um órgão público. Segundo a candidata, isso garantiria um melhor deslocamento e segurança aos moradores. Com relação aos vazamentos de água, Maria Flor cita que, com isso, há um desperdício de 40% de água potável e vê como solução definitiva para o problema a troca das atuais tubulações. Em resumo, ela promete ter como prioridade de governo o bem estar e a qualidade de vida da população.
Foto: Giovanna Castro

Osmar Britto – PCO (29)

Para o candidato, o deveOsmar Brito 1 editada 2.jpgr da prefeitura é acolher as demandas de bairros que não possuem a infraestrutura necessária para seus cidadãos. Osmar Britto propõe que sejam feitos conselhos de moradores nos bairros para que a prefeitura tenha um diálogo direto com os moradores. Sua proposta aborda a construção de obras públicas como escolas e pronto-socorros, que ajudam a combater o desemprego, e seriam localizadas em bairros com maior demanda, como o Jardim Nicéia. Para a realização das obras, Osmar planeja pedir verba ao governo federal. O candidato afirma que para ter um transporte público de qualidade a medida imediata seria passagem livre para os moradores que não tiverem condições de pagar por elas. Num segundo momento, Osmar pretende reestruturar a EMDURB. Para os processos de legalização, ele promete diminuir a burocracia e, caso seja eleito, a prefeitura tomaria a frente do assunto, não comentando a situação específica do Jardim Nicéia.
Foto: Daniele Fernandes

Dr. Raul – PV (43)1e24a53752a88daabd19c2224d24e877 editado 2.jpg

A equipe do Voz do Nicéia tentou entrar em contato com o candidato durante mais de uma semana, mas ele alegou indisponibilidade na agenda e requisitou que a entrevista fosse feita por e-mail. Respondeu, então, que pretende utilizar uma unidade móvel de saúde para atender as demandas do bairro, até que existam recursos para construir uma unidade básica de saúde no Nicéia. O candidato também planeja promover a revisão das redes de esgoto do bairro, para depois completar o asfalto das ruas. Em relação à regularização dos terrenos, Raul pretende acionar o Departamento Jurídico da prefeitura para resolver a situação do Jardim Nicéia. Sobre o transporte público, o candidato afirmou que pretende reorganizar as linhas de toda a cidade, e instituir horários de acordo com a demanda de cada bairro. Além disso, em seu plano de governo, Raul também planeja restabelecer o contato com as associações de moradores de todos os bairros da cidade de Bauru.
Foto: TV Unesp

Renato Purini – PMDB (15)

O candidato apresentou a regPurini1 editada 2.jpgularização do bairro como ponto chave para as demais ações pois, segundo ele, é a partir daí que as melhorias poderão ocorrer. Purini garante que a prefeitura estará ao lado da Seplan (Secretaria de Planejamento) para acelerar a legalização dos imóveis. E também comenta a possibilidade de negociações com os donos do terreno onde se encontra o bairro. O objetivo principal de seu governo é investir em infraestrutura. A partir disso, será mais fácil resolver os problemas de vazamento e iluminação no bairro, investindo em parcerias com empresas privadas. Purini pretende focar na área de lazer. Ele promete proporcionar ambientes de cultura por meio do “Expresso de Lazer”, um caminhão que vai até os bairros distantes levando atividades culturais e circenses. Purini planeja uma readequação das linhas de ônibus para melhorar o acesso ao bairro. Assim, o ônibus passará pelo menos na praça central para proporcionar maior mobilidade.
Foto: Gabriela de Carvalho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s