Inflação

Ihanna Barbosa
Vitor Azevedo

É muito comum ouvirmos que os preços dos produtos aumentaram por culpa da inflação, mas o que isso quer dizer? Segundo a professora Júlia Ziero Uhr, da Universidade Federal de Pelotas, “a inflação, além de ser um aumento generalizado, é também um aumento contínuo de preços”. Mas para que isso se torne um problema para as famílias “é preciso que os preços de vários produtos aumentem mês a mês, durante um longo período de tempo”. É importante lembrar que a inflação ocorre sempre, mas cabe ao governo federal manter o aumento menor possível para não prejudicar o cidadão. O professor Regis Agusto Ely, também da UFPel, explica um pouco mais sobre o assunto:

Por que ocorre a inflação?
Ela ocorre quando a procura por produtos e serviços é maior do que a oferta. Isso faz com que os preços aumentem para reduzir a escassez.

Como ela atinge o cidadão?
O reflexo disso para o cidadão é que ele consegue comprar menos coisas com o seu salário, principalmente se o salário não for reajustado conforme sobem os preços. Muitas pessoas atribuem a culpa da inflação apenas ao governo federal.

Há uma única causa?
O governo é o principal culpado, pois ele controla a emissão de moeda. Quando os juros estão muito baixos e fica fácil pagar um financiamento, isso corresponde a emitir mais moeda na economia. A consequência é a inflação, que é o que está acontecendo.

O aumento dos preços está ligado à inflação?
Como a grande maioria dos preços estão subindo, isso significa que a inflação está subindo. Se somente o preço de um ou dois produtos fica mais caro, isso não é inflação. A inflação é a consequência de um aumento generalizado.

Há alguma forma das pessoas contornarem o problema da inflação?
O que as pessoas podem fazer é estocar alimentos, comprando antes dos preços aumentarem, por exemplo. Infelizmente, os assalariados acabam sendo prejudicados, porque não recebem reajustes salariais com tanta frequência e, com isso, não podem comprar o que precisam antes que os preços sejam reajustados. Na realidade o dinheiro vai perdendo seu valor de compra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s