Poças de água? Cuidado!

Saiba mais sobre os problemas que a água empoçada pode causar para sua saúde

Amanda Moura

Giovanna Hespanhol

 

          Com os dias de chuva, algumas áreas do bairro ficam alagadas e formam buracos de água parada nas ruas. Alguns são tão grandes que parecem pequenos lagos e atraem as crianças para brincar. O problema é que estas águas têm mais perigos do que aparentam.

           A bióloga e agente de saúde e zoonoses Thaís Andrade Lima alerta que os problemas mais freqüentes nesses locais são doenças transmitidas por ratos através de urina e fezes. Duas doenças deste tipo são a leptospirose e a hantavirose. “É sempre preocupante mergulhar na água da chuva, principalmente quando empoçada. A leptospirose é perigosa no caso de contato direto com a água, e a hantavirose também pode ser levada pelo ar”.

           Causadas por bactérias que passam de animais para seres humanos, estas infecções entram no corpo pela pele ou por machucados, e se espalham pelo sangue. No Brasil, os ratos são os principais transmissores.

 

Será que é leptospirose?

            Se você está com febre alta, mal-estar, olhos vermelhos e manchas no corpo, pode ser leptospirose! Outros sinais da doença são: cansaço, tosse, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, meningite e dores musculares, principalmente na panturrilha, na cabeça e no tórax.

            Os sintomas da leptospirose são parecidos com os de outras doenças, como a dengue, a gripe, a malária e a hepatite. Por isso, procure um médico e não fique na dúvida. Não se deixe enganar pela doença!

E agora?

            Para o tratamento da leptospirose, tome bastante água e utilize apenas remédios indicados pelo médico. Além de evitar o contato com poças de água, lave bem os alimentos, embale o lixo e não compartilhe recipientes de comida com seus animais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s