Posso cortar?

Existem regras e procedimentos para corte e poda de árvores em Bauru

Corte e poda de árvores próximas à rede elétrica precisam de autorização. Foto: João Paulo Monteiro

Giovani Vieira
Monique Nascimento

Dona Wilma mora no Jardim Nicéia e, como em vários bairros de Bauru, há uma árvore plantada em frente a sua casa. Até aí, nada de errado. O problema é que a árvore está crescendo e, sem a poda, os galhos podem atingir a rede elétrica. A moradora da Rua 3 conta que ligou várias vezes para o Poupatempo, onde há um posto da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), e a resposta é que ela não pode cortar por conta própria, pois pode ser multada. Enquanto isso, a árvore continua crescendo. O Voz do Nicéia conversou com o secretário do Meio Ambiente de Bauru Valcirlei Gonçalves Silva. Ele afirmou que corte ou poda de árvores por iniciativa própria não pode ser feito, mesmo que a planta esteja em seu quintal. Em vias públicas, até mesmo o plantio deve seguir recomendações da SEMMA para garantir a segurança e evitar que espécies sejam derrubadas de forma irregular.

Valcirlei salienta que “as pessoas que desejarem realizar o corte ou poda de uma árvore na calçada devem procurar a SEMMA e solicitar uma vistoria pela equipe técnica da Secretaria, que poderá, no prazo máximo de sete dias úteis, aprovar ou não a execução do serviço”. O secretário alerta que “o corte sem prévia autorização é um crime ambiental”.

No caso da árvore estar dentro do quintal, os procedimentos são os mesmos. Após a vistoria e o parecer positivo da equipe técnica da Secretaria, o serviço e a limpeza do local são de responsabilidade do morador, que não pode armazenar os resíduos na calçada, sob pena de multa. O corte e a poda em áreas particulares só podem ocorrer com a autorização da Companhia de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (CETESB) e a prefeitura não realiza tais serviços, exceto em escolas, creches, e outros prédios públicos. A destinação dos galhos e folhas provenientes da poda também é de responsabilidade do morador.

CUIDADO!
O serviço de poda ou corte de árvores próximas à fiação elétrica também deve ser realizado por equipe especializada da companhia fornecedora. Os riscos de acidentes são elevados.

Após série de reclamações da Associação dos Moradores e da equipe
do jornal, a Prefeitura começa a limpar a frente do bairro. Foto: João Paulo Monteiro

Mais informações sobre o plantio, poda ou corte de árvores podem ser obtidas pelo telefone 3235-1128, pelo site da Prefeitura ou diretamente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Avenida Nuno de Assis, 14-60.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s