Cuide bem do seu animalzinho de estimação!

Uma série de cuidados, como vacinação e vermifugação,
são necessários, além, é claro, de muito carinho

Foto: João Paulo Monteiro

Carolina Seiko
João Paulo Monteiro

Animais de estimação são os melhores amigos do homem. Eles fazem companhia, nos alegram e protegem. Porém, é necessário lembrar que os animais precisam de cuidados, como vacinas, banhos, além de muito carinho! Como aqui no bairro Jardim Nicéia existem muitos cães, sejam domésticos ou de rua, a equipe do jornal Voz do Nicéia conversou com a veterinária Maílha Ruiz Vagula, que deu dicas de cuidados para se ter  com o nosso animalzinho.

Voz do Nicéia: Quais os cuidados básicos que precisamos ter com um cachorro ou demais animais de estimação?                                                                                          Dra. Maílha: O mais importante é fazer a vermifugação, para o animal não ter vermes, e a vacinação dos cães, a partir de 45 dias de vida. Além disso, a alimentação deve ser à base de ração e, pelo menos uma vez por ano, levar o animal a um veterinário para saber se está tudo bem com ele. Ficar atento também à vacina contra a raiva, que é dada de graça pelo Governo. Algumas outras doenças, além da raiva, também podem ser passadas dos cães para as pessoas, como a Leishmaniose, e um modo de prevenir é usar essência de citronela no cachorro e manter o quintal limpo, sem acúmulo de lixo nem de fezes.

VN: E sobre os cachorros de rua, quais cuidados podem ser tomados?
Dra. Maílha: Podemos evitar o contato com esses animais, já que os cachorros de rua não são vacinados nem vermifugados, então, podem transmitir doenças. O mais correto a fazer é entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses ou com alguma ONG, para que o animal seja recolhido.

VN: Como proceder após a morte do animalzinho de estimação?
Dra. Maílha: O certo é, assim que morrer, levar o animal morto no Centro de Zoonoses. Se não for possível, enterrar o animal, mas nunca jogar e deixar o corpo a céu aberto, porque é grande o risco de contaminação. Existem, ainda, aterros sanitários só para animais mortos e também a opção de cremá-los.

Secretaria da Saúde de Bauru
Endereço: Rua José Aiello, 3-30 – Centro
Fone: (14) 3104-1468

Centro de Controle de Zoonoses de Bauru
Endereço: R Henrique Hunzicker – Quadra 1
Jd. Bom Samaritano
Tel.: (14) 3281-2646

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s