UNESP oferece cursos gratuitos

Há oportunidades em cursos técnicos, cursos pré-vestibular e também atividades físicas

Estudantes se preparam para o vestibular. Foto: cursinhoprimeirodemaio.com.br

Adriana Salgado
Thaís Perregil

É bom ficar atento às oportunidades e aproveitar para melhorar suas habilidades e ganhar
conhecimentos. A Unesp oferece diversos cursos gratuitos para a comunidade bauruense em diferentes áreas. A maioria deles são realizados pelos próprios alunos da universidade, mas com suporte dos professores que sempre dão auxílio e fscalizam para garantir que não aconteçam erros. Isso traz mais qualidade ao curso e faz com que o aluno-professor tenha mais confiança.

Para quem vai começar o Ensino Médio e também quer ter uma profssão, uma opção é o
Colégio Técnico Industrial “Isaac Portal Roldán”. Administrado pela Unesp, o CTI oferece o ensino médio com cursos profissionalizantes de eletrônica, mecânica e informática. O ingresso do aluno ocorre por meio de um vestibulinho para as primeiras séries de cada habilitação. As inscrições para os processos seletivos de 2012 vão até o dia 8 de novembro e podem ser realizadas através do site http://www.cti.feb.unesp.br/index.php.

Já para quem está se preparando para entrar em uma universidade, a UNESP oferece cursos pré-vestibular. Os cursinhos Primeiro de Maio e Principia auxiliam pessoas que não podem pagar por um cursinho particular. É oferecido todo o material necessário ao aluno; material didático, biblioteca, acompanhamento pedagógico e atividades extracurriculares. As aulas acontecem todos os dias e são ministradas por alunos graduandos da UNESP. Para Luís Felipe Moraes, ex-professor, “o projeto é muito bom. Dá chance aos alunos, que não teriam condições de pagar um cursinho particular se preparem para o vestibular”. Além disso, segundo Luís, “por o cursinho ser na UNESP, já ajuda a criar um ambiente acadêmico diferente para os alunos”, ressalta. Os alunos são escolhidos por meio de processo seletivo que acontece em duas etapas; a primeira com uma prova de conhecimentos gerais e a segunda com uma avaliação socioecômica, as
inscrições acontecem no início do ano.

Diferentes idades e classes sociais se misturam em aula de Aikidô. Foto: Marina Watanabe/Comunesp

São oferecidos também cursos que visam a prática de exercícios físicos. Além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, a atividade física é importante para a inclusão social, desenvolvimento da auto-estima e também para a diminuição do estresse. A UNESP oferece aulas de atletismo, handebol, vôlei para jovens e adultos, escola de futebol para crianças de 7 a 14 anos e também aulas de lutas como karatê e Aikidô. Há também uma academia aberta à comunidade. As aulas são gratuitas, os interessados podem procurar o departamento de Educação Física da UNESP que fica na avenida José Sandrín, próximo ao IPMET.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s