Dicas para arrasar no Enem

Enem 2011
Uma grande oportunidade para entrar na faculdade 

Carolina Seiko
Cinthia Quadrado

Nos dias 22 e 23 de outubro, foi realizado o Enem 2011. Com cerca de 6 milhões de inscritos, segundo o Ministério da Educação. A prova, que é baseada em questões de lógica e raciocínio, é separada em áreas do conhecimento. São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática; e Redação. O exame pretende avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. Sandra Boconcelo, coordenadora do Colégio Dinâmico Vestibulares de Bauru, fala mais sobre o Enem e seus pontos mais importantes:

Voz do Nicéia: O que é preciso para os alunos terem bom desempenho nas provas do Enem, e em outras avaliações de vestibular?

Sandra Boconcelo: “O aluno tem que ter cuidado na hora de ler as perguntas, além de estar concentrado. No caso do Enem, as questões podem ser longas, já que ele é muito interpretativo, assim, os alunos devem ter agilidade na hora de ler. Em muitos casos não é preciso ler por inteira a questão, então o aluno já pode ir até a resposta de olho nos dados do texto. Em relação às questões de outras provas, também é indispensável paciência na leitura e cuidado com o tempo para utilizar mais tempo nas questões mais difíceis, como as de matemática”.

Voz do Nicéia: Quais são as universidades que utilizam o Enem como prova?

Sandra Boconcelo: “A Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) está sendo muito procurada por adotar apenas o Enem como avaliação. Mas outra que também utiliza a prova única é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já as estaduais, como a UNESP, vão usar o Enem na composição da nota total dos alunos”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s