A dengue também precisa ser combatida no inverno

O inimigo não sente frio
Dengue também precisa ser combatida no inverno

Giovani Vieira
Jéssica Frabetti

O frio chegou, mas nem por isso o mosquito da dengue foi embora. Mesmo com a mudança de temperatura, não podemos nos descuidar. O inimigo se recua, mas todos sabem que ele se esconde e prepara o contra-ataque, e por isso esse é o momento de agirmos. O período é considerado ideal para intensificar a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Gustavo Hideki Kawanami, médico infectologista do Hospital Estadual, alerta que as medidas preventivas recomendadas durante o verão devem ser mantidas. “Nesta época de frio, a prevenção acaba sendo deixada de lado, mas mesmo com as temperaturas baixas, os ovos do mosquito continuam em atividade”, explica.

No inverno as medidas preventivas contra a dengue são mais eficazes e infuenciam os números do próximo ano. “Ao contrário do que pensamos, o frio não mata os ovos e muito menos as larvas do Aedes Aegypt. A nossa ação não deve parar”, aponta o infectologista que também deixa mais algumas dica:

O QUE É A DENGUE?
“A dengue é uma doença transmitida pelo Aedes aegypti, um mosquito que se reproduz em água parada. É uma doença perigosa que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dores musculares, sangramentos e fadiga constante”.

ESTOU COM DENGUE! E AGORA, O QUE FAÇO?
“A primeira atitude é ir até ao Pronto Socorro mais perto e seguir as orientações do médico. Qualquer atitude inesperada pode ser mais grave que a própria doença”.

COMBATA O INIMIGO
“Para evitar que o mosquito se reproduza é importante estar atento a medidas simples como cobrir as caixas d’água com telas, colocar areia nos recipientes das plantas, colocar de cabeça pra baixo qualquer tipo de recipiente (garrafas PET, potes e copos plásticos) e manter limpo os terrenos baldios ou quintais. “Não deixar água parada é essencial, isso impede que o mosquito deposite seus ovos e elimina possíveis ovos que já estejam lá”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s