Nicéia contra o problema do lixo

Moradores sofrem com a falta de coleta de entulho no bairro

Foto: João Paulo Monteiro

Beatriz Haga
Giovanni Vieira

Papéis espalhados, móveis velhos, pneus usados. Essa é a cena diária com a qual os moradores do Jardim Nicéia convivem diariamente. Misturados aos buracos nas ruas de terra, é possível encontrar restos de lixo e depósitos de entulhos a céu aberto. Como outros bairros da periferia da cidade, o Nicéia sofre com a falta de infraestrutura e com a sujeira, essa de responsabilidade tanto dos moradores quanto do poder público.

Entulhos são acumulados em terrenos baldios do bairro. Foto: Beatriz Haga

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), a coleta de lixo domiciliar é realizada regularmente e a Prefeitura não oferece o serviço de coleta de entulho. O Diretor da Divisão de Controle e Projetos Ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Wilson Roberto Mantovani, afirma que “as pessoas contratam serviços terceirizados de caminhões caçambas” para a realização do serviço, ou seja, se os moradores quiserem retirar o entulho do bairro precisam pagar pelo serviço.

Lixo domiciliar também é jogado na entrada no bairro. Foto: Giovani Vieira

A moradora do bairro Beatriz Otaviano confirma a situação: “a coleta de outros tipos de lixo ninguém faz, então acabam jogando em qualquer lugar do bairro”. Sem o serviço, televisores, sofás, camas e colchões ficam espalhados pelos terrenos baldios que viram lixões a céu aberto.

Joana Miguel da Silva, Presidente da associação de moradores do bairro, na tentativa de solucionar o problema, solicitou junto à Prefeitura a instalação de três lixeiras coletivas para cada rua, além de duas para a parte superior do bairro. No entanto, não teve respostas dos responsáveis. Joana ainda conta que, preocupados com a questão ambiental, os moradores trocaram a tradicional ‘sacolinha’plástica dos supermercados por caixas de papelão. “A situação ficou a mesma, pois agora os caminhões de lixo não levam as caixas. Aí precisamos contar com a ajuda dos catadores de recicláveis do bairro, o que não é suficiente. Também aguardamos que a Prefeitura aprove o pedido de que um caminhão de coleta seletiva passe por dentro do bairro”

A infraestrutura precária faz com que alguns moradores realizem queimas irregulares de lixo. A medida pode poluir o ar, causar doenças respiratórias, além de facilitar a ocorrência de incêndios. O tenente do Corpo de Bombeiros de Bauru, Freitas Junior, recomenda que a população acione imediatamente os bombeiros caso verifique algum foco de queimada, evitando a propagação do fogo.

A única opção gratuita de coleta de entulho é a utilização dos Ecopontos, locais onde a população pode fazer o descarte correto de materiais e entulho. Ao todo foram instalados dois na cidade, um no Centro e outro no Mary Dota. A meta da SEMMA é instalar outros quatro Ecopontos até o final do ano. No entanto, não há previsão de um próximo ao Jardim Nicéia.

Com o lixo espalhado, risco de doenças aumenta. Foto: Giovani Vieira

O geógrafo e ambientalista Lourenço Magnoni Júnior orienta os moradores a evitarem jogar nas ruas, ou em terrenos baldios qualquer tipo de materiais de difícil decomposição natural, como plásticos, borrachas e vidros, pois são os que mais poluem o solo. “A educação ambiental deve ser ensinada nas escolas e aplicada em casa. Os pais precisam dar bons exemplos para os filhos e ensinar a não jogar nas ruas papel de balas, latas vazias, garrafas, entre outras boas atitudes”, esclarece. Lourenço também reforça a importância da fiscalização feita pelos próprios moradores. “Não cabe apenas à Prefeitura ou às secretárias a tarefa de fiscalizar. Da mesma forma que a educação ambiental é importante, cuidar para que ela seja praticada é fundamental”, reforça o geógrafo.

Serviço:
Coleta de lixo domiciliar: terças,quintas e sábados à tarde
Horário de funcionamento dos Ecopontos:
segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Denúncias de queimas irregulares:
Polícia Militar (190) ou SEMMA (3235-1128)
Bombeiros: 193

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s