Crianças da creche são vacinadas contra catapora

Após identificação de surto da doença no bairro, funcionários
do posto de saúde iniciam campanha de vacinação

AEquipe do Posto de Saúde realizou campanha de vacinação no dia 29 de Agosto na creche do bairro. Foto: Thais Perregil

Adriana Salgado
Thais Perregil

O Jardim Nicéia está sofrendo com um surto de catapora. O fato foi percebido na creche do bairro, onde 17 crianças estavam doentes ou com fortes suspeitas da doença. Para tentar controlar a situação uma equipe do posto de saúde do jardim Europa foi mandada ao local para vacinar as crianças matriculadas na creche, já que a situação foi considerada surto (isso acontece quando mais de três pessoas são infectadas).

De acordo com Viviane Mazzoni, coordenadora da creche, as crianças não contraíram a doença na escola “elas pegaram a catapora durante as férias e vieram para a creche com a doença e com isso a doença acabou sendo transmitidas para os outros alunos”. As aulas não foram interrompidas e continua normalmente. Para as mães, a campanha de vacinação é importante, “é bom, a minha filha menor pegou catapora e a mais velha não, por isso a vacina é importante para prevenir”, afirma Kelly Cristina, mãe de alunas da creche.

A estudante de medicina, Jéssica Moisés, explica como se pega a doença. “a transmissão da catapora se dá pelo ar e em lugares fechados as chances de contaminação são maiores. Se alguma pessoa, independente da idade, entrar em conta contato com outra contaminada, a transmissão é quase certa. Mas a infecção não é imediata, a pessoa pode ficar de 14 a 21 dias sem apresentar sintomas”.

Ao contrair a doença aparecem pontinhos vermelhos pelo corpo que parecem picadas de insetos. Dois ou três dias depois essas manchas se tornam bolhas, que podem aparecer em regiões delimitadas ou no corpo todo. Outros sintomas são coceiras intensas e possibilidade de febre baixa e dor de cabeça.

Uma regra básica: nunca coce. Isso pode originar infecções secundárias que são mais difíceis de curar. É recomendado banho com permanganato de potássio para diminuir a coceira e cicatrizar as feridas. Dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros de água. Para qualquer sintoma fora do comum é importante procurar um médico.

Algumas dicas:
•Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
•Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
•Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
•Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
•Tente aliviar a coceira com talcos mentolados ou banhos com maisena.

Atenção:
•Mães que tenham filhos menores de sete anos devem levar as crianças ao posto de Saúde do Jardim Europa para atualizar a carteira de vacinação.
•Mulheres que já iniciaram a vida sexual: é importante que façam o exame de papanicolau para a prevenção de câncer de mama e colo de útero.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s