Bem Vindo ao Arraiá do Nicéia!

Comemorações reúnem moradores e divertem as crianças

A festa reuniu toda a comunidade com muita música e animação. Foto: Luiz Fernando Araujo

Vitor Moura

O mês de Junho é marcado por um grande número de festas e quermesses para comemorar os dias de Santo Antonio, São João e São Pedro. No Jardim Nicéia não poderia ser diferente. A associação de moradores, após um mês de organização, realizou no último dia 11 uma festa junina para todos os moradores. É a primeira vez que a associação fica responsável pela festa junina do bairro. O evento aconteceu entre as 19h e às 23h do sábado. Apesar de modesto, contou com a participação de boa parte da comunidade do bairro. De acordo com Joana da Silva, presidente da associação de  moradores, a divulgação aconteceu através do boca a boca e também por meio de panfetagem.

Membros da associação e outros moradores montaram suas barracas, oferecendo comidas típicas como pipoca, canjica e cachorro-quente. O tradicional quentão de pinga, cravo, canela e gengibre esquentou a noite. Joana explica que os membros da associação tinham prioridade para montarem as barracas; “mas como muitos não quiseram, abrimos para a comunidade”. Moradores que trabalham com comida tiveram a oportunidade de vender seus produtos na festa, “a idéia era gerar renda para o próprio pessoal do bairro”, conta Joana. Ela ainda comentou suas impressões sobre a festa: “estou bastante feliz com o resultado, temos bastante jovens participando. Não  conseguimos uma totalidade de pessoas, mas o pessoal está aproveitando bem, estão gostando. Mas acho que como é a primeira festa, nas próximas teremos mais pessoas.” A manicure Meridiana Luis Filho e seu marido, o porteiro André, trabalham como DJs e fcaram encarregados do som. A tradicional quadrilha teve de ser cancelada devido a problemas com o microfone, mas, nem assim os dançarinos de plantão desanimaram; “eles querem um pouco de funk, pagode e sertanejo”, conta Meridiana.

Para espantar o frio, mora- dores se revezaram entorno de uma fogueira improvisada que foi umas das atrações da festa, principalmente para as crianças. Foto: Luiz Fernando Araujo

A equipe do jornal Voz do Nicéia também esteve lá, e fcou encarregada da barraca da pescaria, que entreteve as crianças durante a festa, distribuindo prêmios por peixe pescado. As prendas foram conseguidas através de doações. Todo o dinheiro arrecadado pela barraca foi doado à associação dos moradores. A estudante de jornalismo, Gabriela Brandão, ajudou na barraca da pescaria como voluntária. Em sua primeira visita ao bairro do Nicéia, ela conta suas impressões: “as pessoas aqui são fantásticas, conversei com algumas, e estou encantada”. Gabriela fcou conhecida entre os pequenos como “tia da boina”. “Tá uma piada, os meninos estão desesperados querendo pescar, e gritando. Tem um monte de crianças ajudando, é muito legal”, confirma entusiasmada. Os moradores com quem nossa equipe conversou aprovaram a festança. “Estou adorando. Aqui nunca tem nada. Quando tem, a gente deve aproveitar,  não é?” diz Alessandra dos Santos Silva, 30, que há 26 anos mora no bairro. Rafael Braga, 22, diz que mora no bairro desdeo primeiro ano de vida. Ele conta que quando era menor, eram raras as festas no local; “tem pouco tempo que está tendo festa no bairro, de uns quatro anos para cá”.

As crianças do bairro puderam se divertir na Barraca do Peixinho, concorrendo a diversos prêmios. Foto: Luiz Fernando Araujo

Joana contou que todo o dinheiro arrecadado pela associação durante a festa será usado em prol da comunidade; “a gente pretende juntar um caixa bom para quando tivermos o centro comunitário”. Ela explica que a prefeitura entrega apenas o prédio, e os moradores são responsáveis pelo acabamento. “Eles entregam o centro comunitário cru, mas a gente que tem que pagar a energia, a água”, disse Joana. Está estabelecido para esse ano o prazo de entrega do Centro Comunitário. De acordo com Joana, o grupo Confiança e o Rotary Club entrariam com a verba e a prefeitura com a administração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s